Como encontrar os melhores peixes sem espinha ou com poucas espinhas.

Como encontrar os melhores peixes sem espinha ou com poucas espinhas.

Com certeza um dos fatores que mais afastam o peixe do dia a dia é o medo das espinhas! Encontrar o melhor peixe está muitas vezes ligado a pouca presença de espinhas na carne. 


Seja para crianças ou para um preparo específico, a dúvida é grande na cabeça dos consumidores. 

Mas este ponto está muito longe de ser um grande problema.  Ter um pouco de informações de qualidade sobre as espécies já vai fazer uma grande diferença e te trazer muita segurança do que pedir ao peixeiro.


Como identificar se o peixe possui muitas espinhas?


A característica óssea de cada peixe já é um excelente sinal que vai te ajudar na escolha. 


Tudo começa pelo tipo de preparo que você deseja fazer e de quem irá consumir. Crianças e idosos, é bom ter cuidado redobrado. 


A primeira dica está relacionada as opções de cortes: 


  1. Filés e lombos: praticamente sem espinhas
  2. Postas: pode conter um pouco de espinhas
  3. Peixe inteiro: pode ter muito espinhas. 

O formato do peixe também é um bom indicativo. Quanto mais comprido e estreito, como o dourado de rio ou a sardinha, mais espinhos tem. Pouca gente sabe que o salmão, peixe comprido e estreito,  tem muitas espinhas. Acontece que elas são todas removidas antes do filé ser vendido.  Peixes mais curtos e altos, como a tilápia e o linguado, tendem a ter menos espinho.


No caso dos peixes de rio, se ele é de escamas ou de couro, também é outro indicativo. Peixes de couro como o pintado, piramutaba ou filhote, tem menos espinhas que peixes de escamas, como a piapara, o curimbá ou o pacu. Mas há exceções! Os peixes da família dos ciclideos, tilápia e tucunaré, por exemplo, possuem escamas mas muito poucas espinhas. O pirarucu também possui escamas e poucas espinhas. 


Uma outra dica é a origem. Peixes de água salgada tendem a ter menos espinhas.


Para os que estão próximos ao mar, o Brasil oferece excelentes opções. Veja como identificar e pedir os peixes certos sem espinhas ou com poucas espinhas.


Peixes compridos porém com o corpo mais arredondado como o Atum, Cavala, Bonito, Olhete, Dourado tendem a ter mais carne, espinhas mais isoladas e fáceis de tirar. Neste tipo de peixe as postas são uma ótima pedida.  


Indo na direção deste peixes a segunda variável será a cor da carne. Se prefere mais branca ou mais escura, como a do atum por exemplo. Os dois exemplos de cima são carnes mais brancas.


Tamboril: peixe feio com filé lindo. 


Para crianças nas peixarias da região sudeste não é difícil encontrar o tamboril, ou peixe sapo, ao contrário da sua aparência o tamboril é excelente… nada de espinhas, muito filé, carne firme e branquinha. Sem dúvida uma das nossas principais recomendações!


O filé mais suave do mar: O linguado.


Outra opção de água salgada é o linguado. Um filé de carne branquinha e sabor muito suave. Mas fique atento pois o linguado é alvo de muitas fraudes. Por ser muito procurado já na forma de filé, algumas peixarias que não são sérias vendem outros peixes de menor valor comercial como linguado. Por isso é importante conhecer a aparência, confiar na peixaria e se possível comprar o peixe inteiro e pedir para o peixeiro limpar e filetar na hora!



As 5 melhores opções de peixes do mar, carne branca e sem espinhas:


  1. Linguado- file
  2. Tamboril - filé 
  3. Cavala verdadeira - postas
  4. Meca ou espardarte - postas
  5. Dourado - lombo 


Melhores peixes do rio com poucas espinhas



Se você está em uma região de peixes de água doce. O filé de tilapia é uma pedida certa. Mas também existem muitas opções para você conhecer e variar. 

O pirarucu é uma opção de alto nível, excelente preço e o melhor, grande parte já é de cultivo, o que torna uma opção sustentável. Por ser um peixe grande e com poucos ossos e espinhas pelo corpo, tem bastante carne. O pirarucu pode chegar até 100 KG. 


Veja na foto claramente deste lombo de pirarucu que lembra o bacalhau, mas na nossa opinião é até melhor: e é genuinamente brasileiro!

Além dele, temos o pintado que pertence à família dos bagres mas que possui uma carne nobre, de alta qualidade. Dentro da familia existem outras espécies de altissima qualidade, algumas delas de cultivo.


5 melhores opções de peixes de água doce comerciais com poucas espinhas:


  1. Tilapia- filé 
  2. Pirarucu- lombo
  3. Pintado - lombo
  4. Tucunaré - filé
  5.  Piramutaba

Lembre-se sempre de checar a procedência do peixe e principalmente escolher as peixarias sérias e que oferecem qualidade e transparência aos clientes. 


A FishCode é uma plataforma que te ajuda a escolher o peixe certo. Vamos perder o medo de comer peixe! Veja aqui estas duas coleções que pode te ajudar!

Voltar para o blog
1 de 3