Alimentar o planeta em 2050 é uma corrida que, junto às soluções para as mudanças climáticas, mobiliza milhares de pesquisadores, cientistas e empreendedores. A projeção é que, até 2050, a população mundial atinja 9,1 bilhões de pessoas, 34% a mais que hoje. Para alimentar essa população maior e mais urbana, a produção de alimentos precisará aumentar em 70%. As soluções para proteínas alternativas, especialmente sustentáveis, dispararam nos últimos anos, e as foodtechs têm se destacado nesse cenário. No entanto, muitos consumidores de proteínas animais ainda procuram opções que não sacrifiquem o sabor, o preço ou a sustentabilidade.
Aqui na FishCode, acreditamos que o futuro da alimentação passa pelos oceanos e rios. Apesar de desafios como a sobrepesca e a contaminação por microplásticos e metais pesados, a aquicultura, a diversificação no consumo de espécies e o respeito à sazonalidade podem causar um impacto significativo. E uma startup brasileira está indo além, apresentando soluções realmente disruptivas para o consumo de peixes: a Sustineri Piscis.
Um Robalo sem Pescaria? Sim, Isso é Possível!
Imagine poder comer robalo todos os dias sem que nenhum peixe seja abatido. Parece incrível, não? Mas já existem bolinhos de robalo sendo preparados sem que um único peixe tenha sido pescado. Essa revolução é liderada por Marcelo Szpilman, um biólogo marinho que fez história no Brasil com iniciativas voltadas ao oceano.
Marcelo é um nome conhecido entre pesquisadores, cientistas e chefs, e uma referência também para nós aqui na FishCode. Ele escreveu livros que estão em nossas prateleiras e, mais notavelmente, idealizou e liderou o AquaRio, o maior aquário da América do Sul. Marcelo captou nada menos que R$ 130 milhões para entregar, em 4 anos, um projeto que recebe anualmente cerca de 1 milhão de visitantes e mantém uma operação rentável. Após mais de 14 anos como CEO do AquaRio, Marcelo deixou o cargo em 2020, mas sua missão de unir tecnologia e conservação marinha não parou por aí.
Em 2020, ele fundou a Sustineri Piscis, uma startup que visa transformar o consumo de peixes no mundo. Utilizando tecnologia de ponta, a Sustineri cultiva células musculares de peixes nobres, como robalo, linguado e cherne, produzindo carne autêntica de peixe sem a necessidade de captura, confinamento ou abate.
Proteína Animal via Cultivo Celular: Como Funciona?
O cultivo celular, ou "cell-based", consiste na reprodução de proteínas animais por meio da coleta de células musculares de um peixe, que são multiplicadas em laboratório. Essas células são colocadas em biorreatores com nutrientes, como aminoácidos e açúcares, que estimulam sua multiplicação. Assim, a Sustineri Piscis consegue produzir carne de peixe genuína fora do organismo animal, sem impactos ao meio ambiente e sem sofrimento animal.
Ainda parece difícil de entender? Toda inovação que muda comportamentos leva tempo para ser assimilada, mas é algo com o qual precisamos nos acostumar. O desenvolvimento de proteínas animais por cultivo celular está em franca ascensão, com grandes nomes da indústria, como Cargill, JBS e Nestlé, disputando a liderança nesse campo. No entanto, a Sustineri Piscis se destaca por estar à frente da produção de pescados.
Conquistas Inéditas
A Sustineri Piscis já alcançou marcos importantes:
- 1ª fase (8 meses): Desenvolvimento de quatro linhagens de peixes marinhos de alto valor comercial — linguado, robalo, garoupa e cherne.
- 2ª fase (12 meses): Produção da primeira carne de robalo por cultivo celular no Brasil, gerando uma massa proteica de robalo.
- 3ª fase (12 meses): Produção de 450 gramas de massa proteica de robalo, com a imortalização natural das células, eliminando a necessidade de abater peixes para continuar a produção — uma conquista inédita no mundo.
- A prova de conceito foi bem-sucedida em um evento de degustação de bolinhos de robalo cultivados em laboratório.
Além disso, a startup atraiu um investidor estratégico de peso, a Frescatto, o maior exportador de pescado do Brasil, expandindo assim sua capacidade laboratorial.
A Sustineri Piscis se tornou a única startup brasileira membro do Future Ocean Foods – organização com 50 empresas pioneiras em produção de frutos do mar com tecnologia
Próximos Passos: Uma Oportunidade de Investimento
A Sustineri Piscis está pronta para dar o próximo grande passo, e você pode fazer parte dessa transformação. Ao abrir sua rodada de investimentos ao público, a startup oferece uma chance única de se tornar sócio e ajudar a moldar o futuro da alimentação sustentável. Para mais detalhes sobre a oferta e como participar, confira o link da plataforma EqSeed abaixo: