Novas espécies do Alasca chegam ao mercado brasileiro e se tornam uma excelente opção e referência de qualidade.
O salmão você com certeza conhece, mas entre o bacalhau e o black cod, os peixes vindos do Alasca vêm estando cada vez mais presentes no Brasil. Espécies 100% selvagens, pescadas de forma sustentável em um dos últimos santuários marinhos do planeta. Cada uma com características únicas que podem revolucionar sua cozinha.
Prepare-se para descobrir 5 espécies fascinantes que chegam ao Brasil com histórias e sabores únicos!
Por Que o Alasca é Especial?
O Alasca não é apenas uma região gelada - é um verdadeiro laboratório natural de sustentabilidade. Com mais de 50 anos de dedicação ao manejo responsável de recursos marinhos, é o único estado com uma constituição que exige que todos os frutos do mar sejam gerenciados sob o princípio de rendimento sustentado.
Números oficiais da Alaska Seafood Marketing Institute:
- A indústria de frutos do mar é o maior empregador do setor privado do Alasca, com quase 60% de todos os frutos do mar selvagens e 90-95% do salmão selvagem colhido nos EUA vindo do Alasca
- O Alasca é conhecido por suas variedades de peixes brancos como bacalhau do Pacífico, sablefish, halibut, polaca do Alasca, linguado e rockfish
Os 5 Protagonistas dos Mares Gelados
1. Cod (Bacalhau do Pacífico) - O Nobre Conhecido
Nome científico: Gadus macrocephalus
Está muito presente no Brasil, um bacalhau considerado nobre e muito versátil. Filés úmidos e firmes, com lascas grandes distintivas e sabor ligeiramente doce.
O bacalhau do Pacífico é uma das maiores pescas de peixes de fundo nos EUA, com desembarques de mais de 500 milhões de libras no valor de mais de US$ 200 milhões anualmente. É um peixe de cardume que viaja junto de suas áreas de desova profundas para suas áreas de alimentação mais rasas anualmente.
Na cozinha: Este peixe branco ligeiramente doce, firme e escamoso é versátil o suficiente para ser aplicável em quase qualquer receita, incluindo assar, pochê, cozinhar no vapor, refogar e fritar.
2. Black Cod (Sablefish) - A Estrela Premium
Nome científico: Anoplopoma fimbria
A estrela dos restaurantes premium! O sablefish do Alasca, também conhecido como black cod, é valorizado por seu sabor rico que derrete na boca e textura suculenta e aveludada. Ganhou muita notoriedade em um dos mais famosos restaurantes japoneses do mundo, o Nobu - onde é preparado com missô.
O sablefish do Alasca tem maior teor de óleo, tornando-o untuoso e amanteigado, e difícil de cozinhar demais.
Curiosidade fascinante: Os sablefish selvagens têm habitats amplos e fontes naturais de alimento que lhes permitem viver mais de 90 anos! O Alasca tem a maior população de sablefish do mundo.
Na cozinha: Este peixe branco escamoso, aveludado e intensamente saboroso é difícil de cozinhar demais e aceita bem marinadas, molhos e defumação. Amplamente emulado, procure o prato característico de sablefish de Nobu Matsushisa, Black Cod com Miso, como uma deliciosa introdução.
3. Genuína Polaca do Alasca - O Coringa Versátil
Nome científico: Gadus chalcogrammus
Blocos congelados, prontos para o preparo direto do freezer (cook it frozen), o filé branquinho como neve, textura magra e sabor suave que aceita todos os temperos e técnicas. Uma opção certeira que inclusive é a estrela em um sanduíche muito famoso.
A pescaria de polaca do Alasca é a maior pescaria sustentável dos Estados Unidos. A polaca do Alasca é conhecida por sua versatilidade, o filé branco como neve da polaca do Alasca lasca lindamente e oferece uma textura magra e sabor suave.
Dados técnicos: A polaca do Alasca é membro da família do bacalhau e compartilha muitos dos mesmos atributos. O peso médio é de 1,5 a 2 libras.
Na cozinha: Este peixe branco tenro e suave é extremamente versátil para uso em uma variedade de receitas diferentes que incluem fritura, vapor, pochê, grelha e assar.
4. Rockfish - A Descoberta do Futuro
Nome científico: Sebastes spp.
O segredo mais bem guardado do Alasca! Ainda pouco conhecido no Brasil, mas com grande potencial. O rockfish do Alasca é excelente seja refogado, assado, grelhado ou grelhado, e perfeito combinado com temperos, marinadas ou molhos.
O Alasca é lar de muitas espécies de Rockfish incluindo Northern, dusky, canary, widow, shortraker, rougheye, thornyhead, Pacific Ocean perch, e muitos mais. 37 espécies de rockfish vivem nas águas do Alasca.
Curiosidade: Muitas espécies de rockfish são extremamente longevas, com algumas vivendo mais de 120 anos!
Na cozinha: Este peixe tenro, suave e carnudo é versátil e magro, faz um taco perfeito empanado na cerveja e é ótimo para marinar.
5. Halibut - A Realeza dos Mares
Nome científico: Hippoglossus stenolepis
A realeza dos peixes brancos! Com sua textura firme e escamosa e sabor delicado, o halibut selvagem do Pacífico do Alasca conquistou sua reputação como o peixe branco premium do mundo.
As fêmeas de halibut selvagem do Alasca podem crescer até mais de 8 pés de comprimento e pesar mais de 500 libras. O halibut do Alasca é uma espécie longeva com expectativa de vida de até 55 anos.
Na cozinha: Este peixe branco magro, suave e carnudo é extremamente versátil para uso em uma variedade de receitas diferentes que incluem assar, grelhar, selar, refogar e cozinhar no vapor.
Disponibilidade no Brasil
Quando Encontrar Cada Espécie (dados oficiais ASMI):
Genuína Polaca do Alasca: Colhida no Golfo do Alasca e Mar de Bering de meados de janeiro até abril e de junho até outubro, e também está disponível congelada durante todo o ano
Sablefish (Black Cod): Disponível fresco de março a meados de novembro e congelado durante todo o ano
Pacific Halibut: Colhido e disponível fresco de março a meados de novembro e congelado durante todo o ano
Sustentabilidade que Faz a Diferença
Diferente do que muitos pensam, existe sim pescado selvagem que é também sustentável - e o Alasca é a prova viva disso!
Lá, a pesca não é descontrole ou destruição, mas parte de um sistema equilibrado e legalmente protegido. "Peixes, florestas, vida selvagem, pastagens e todos os outros recursos renováveis pertencentes ao Estado devem ser utilizados, desenvolvidos e mantidos no princípio de rendimento sustentado" – Artigo VIII, Constituição do Estado do Alasca.
Como funciona na prática:
- Os gerentes realizam pesquisas anuais ou 'levantamentos' e usam os dados para determinar a população "total disponível", identificar a "captura permitida" e estabelecer um limite inferior de "captura real"
- Esta abordagem precaucionária considera o ecossistema circundante e as mudanças nas condições ambientais para apoiar a sustentabilidade das populações selvagens nas águas do Alasca
O Alasca foi pioneiro na aplicação de práticas bem-sucedidas de manejo sustentável de pescarias baseadas na ciência. Agora o Alasca serve como líder mundial e estabelece o padrão ouro para o manejo de pescarias.
Benefícios Nutricionais Únicos (dados oficiais ASMI)
Genuína Polaca do Alasca:
- As calorias da polaca selvagem do Alasca são 97% de proteína (comparado ao peito de frango [75%], carne moída magra [43%])
- O alto teor de proteína da polaca selvagem do Alasca é facilmente digerível e tem todos os nove aminoácidos que o corpo não pode produzir - uma proteína completa da mais alta qualidade
Sablefish (Black Cod):
O sablefish selvagem do Alasca é a potência dos ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa DHA e EPA com o maior nível de conteúdo dos frutos do mar do Alasca comercialmente colhidos populares.
Pacific Halibut:
O alto teor de proteína do halibut selvagem do Alasca é facilmente digerível e tem todos os nove aminoácidos que o corpo não pode produzir - uma proteína completa da mais alta qualidade.
Como Escolher e Preparar
Dicas Práticas baseadas em informações oficiais ASMI:
Para Iniciantes: Comece com Genuína Polaca do Alasca - sabor suave e extremamente versátil Para Experiências Premium: Black Cod é difícil de cozinhar demais e tem textura única Para Versatilidade Máxima: Pacific Cod se adapta bem à maioria dos métodos de cozimento Para Impressionar: Halibut conquistou reputação como peixe branco premium mundial Para Descobrir: Rockfish é versátil e perfeito para marinadas