Como saber se o peixe está fresco? Aqui vão 6 dicas de alguns dos maiores especialistas brasileiros e internacionais

Como saber se o peixe está fresco? Aqui vão 6 dicas de alguns dos maiores especialistas brasileiros e internacionais

Você sabe escolher um peixe fresco? Mesmo com tantas opções na peixaria, nada supera um peixe verdadeiramente fresco. Um peixe fresco é aquele que mantém suas características e foi tratado adequadamente, respeitando principalmente a temperatura desde a pesca/abate até a peixaria. Mas como saber se um peixe está fresco? Para ajudá-lo, separamos algumas dicas valiosas de especialistas em peixes.

O chef australiano Josh Niland é considerado um dos maiores especialistas em peixes do mundo. Ele é o dono do restaurante Saint Peter Paddo em Sidney, onde trabalha com a técnica de maturação de peixes, que consiste em maturar o peixe como se faz com a carne vermelha. A dica de Niland é prestar atenção à firmeza do peixe e ao brilho dos olhos, pois um peixe fresco deve ter olhos brilhantes e firmes. Ele também sugere que os consumidores escolham peixes de escamas brilhantes, em vez de opacos.

Outra especialista em peixes é a chef e escritora Elizabeth Andoh. Andoh destaca a importância de olhar para as guelras do peixe. Segundo ela, as guelras de um peixe fresco devem ter uma cor vermelha brilhante e não estar cobertas por muco ou sangue seco. Além disso, Andoh sugere cheirar o peixe, pois um cheiro forte e desagradável é um sinal de que o peixe não está fresco.

Alex Atala, um dos maiores nomes da gastronomia brasileira também da uma dica importante, mais importante que saber qual o peixe quer comprar é saber as características ideais para atender a sua receita.

Você precisa de peixe com carne branca, lombo ou escamas mais grossas para fazer na brasa?
Sabendo algumas características, é possível encontrar substitutos frescos para aquele peixe que você gostaria de comprar. Por exemplo, um pargo na brasa pode ser facilmente substituído por um olho de cão ou um vermelho cioba, ou até mesmo uma tilápia. O importante é estar atento e escolher um peixe fresco para garantir o melhor sabor e qualidade em suas refeições.

Para concluir aqui vão 6 dicas finais para você não errar na hora de comprar peixe:

  1. Aparência

A aparência do peixe é o primeiro indicador de sua frescura. Peixes frescos têm olhos brilhantes e salientes, escamas firmes e brilhantes, e guelras vermelhas e úmidas. Se o peixe estiver sem brilho, com escamas opacas e guelras secas, é um sinal de que pode não estar tão fresco. Certifique-se também de verificar se o gelo em torno do peixe está limpo e sem odor.

  1. Limpeza

Peça sempre para o peixeiro limpar a barriga e as guelras do peixe. As guelras, quando deixadas no peixe, podem deixar um sabor desagradável. Além disso, certifique-se de que o peixe esteja bem limpo e sem quaisquer resíduos.

  1. Escolha o peixe certo para a receita

É importante ter em mente a característica que o peixe precisa para atender a sua receita. Por exemplo, se você estiver procurando um peixe para grelhar, escolha um com lombo firme e escamas grossas. Se você está procurando um peixe para fazer um caldo, escolha um com carne branca e suave. Sabendo essas características, você pode facilmente escolher um peixe fresco que se adapte às suas necessidades.

4. Procedência do Peixe

Não custa nada perguntar ao peixeiro se ele sabe a procedência do peixe. Conhecer o histórico do peixe, desde a origem até a chegada à peixaria, para garantir que seja fresco e seguro para consumo. Uma pergunta importante é se peixe foi capturado ou criado e como foi armazenado e transportado.

5. Comprando Filés

No caso de filés, queremos filés que estejam secos, firmes e não em um banho de seus próprios sucos, gelo e água; cuja pele esteja intacta e sem marcas; e cuja carne seja translúcida e brilhante (não deve parecer leitosa ou ter um músculo lateral marrom, já que todos esses são indicadores chave de um peixe manipulado de forma inadequada).

6. Peixe Congelado

Para peixe congelado, estamos interessados em todas as qualidades enumeradas nos pontos anteriores, mas também devemos verificar as datas de embalagem e inspecionar a qualidade do congelamento para verificar se não há queimaduras de congelamento (presença de cristais de gelo na carne do peixe e áreas descoloridas).

Alguns especialistas em peixes recomendam ainda cheirar o peixe antes de comprar. O peixe fresco tem um aroma suave e agradável, enquanto um cheiro forte ou desagradável é um sinal de que o peixe pode estar estragado. Outra dica é procurar peixarias confiáveis e estabelecidas, onde os peixes são tratados adequadamente e são vendidos frescos.

Lembre-se sempre de que o peixe fresco é o segredo para uma refeição saborosa e saudável. Siga essas dicas e você nunca mais terá que se preocupar em escolher um peixe fresco e de qualidade.

Voltar para o blog
  • Frescatto

    Com quase 80 anos de história e registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Porto Frescatto oferece mais de 30 espécies de peixes e frutos do mar em cortes práticos, atendimento especializado e entrega rápida. Os clientes têm a conveniência de escolher entre comprar pelo site, WhatsApp.

    Acesse a Frescatto 
  • Mar Direto

    A Mar Direto é reconhecida como uma peixaria de referência entre os chefs dos melhores restaurantes do país. Com todas as licenças de qualidade necessárias, ela se destaca por estabelecer a ligação entre pequenos pescadores e os mais renomados estabelecimentos gastronômicos. Agora, você também pode desfrutar da excelência em sua própria casa.

    Acesse a Mar Direto 
  • Bio Pescados

    A Bio Pescados da Amazônia trabalha para levar alimentos saudáveis da natureza diretamente para o seu prato. Somos nascidos nas margens do Amazonas, rio que dá nome à maior bacia de água doce do mundo. Estamos nos Jardins na Alameda Lorena com mais de 50 espécies de peixes. 

    Acesse a Bio Pescado 
1 de 3