A Lula a dorê já não é mais a mesma. Saiba por quê?

A Lula a dorê já não é mais a mesma. Saiba por quê?

A verdade sobre a Lulinha à dorê dos anos 2020!

Para quem vive longe da costa, durante as férias ou em viagens, um dos primeiros desejos quando está no litoral é pedir uma porção de Lula à Dorê!

Você deve ter reparado que aquelas lulinhas à dorê, que você conhecia, começaram a dividir espaço com uma lula maior, anéis grandes e brancos e não temos as perninhas (tentáculos) crocantes. 

Alguns bares e restaurantes servem a maior, nos mercados encontramos anéis perfeitos de lula congelada, e a lulinha de antigamente vem se tornando mais rara. 

Se você assim como nós, gosta da lulinha de antigamente, é bom você conhecer e saber fazer as perguntas certas antes de pedir ou comprar lula.

A lula nacional vs lula importada

Temos basicamente duas opções de lula aqui no Brasil, a nacional e a importada.

É muito fácil de identificar, mesmo com os olhos fechados!

São aparências, textura e sabor bem diferentes! 

 

Calamari, pota - A lula importada.

A importada pode vir da Argentina ou do Peru e Chile, e são processadas na China. São vendidas congeladas, cortadas em anéis brancos e "perfeitos". 

São maiores e a textura é diferente, algumas vezes mais “borrachuda”, outras meio gelatinosas..

Hoje é comum, mesmo a beira mar, a lula ser importada.


Nome científico da lula importada: Ilex argentinus

Existe também a lula do pacifico, que chamam também de POTA, é Dosidicus gigas, essa que também chega processada da China. Esses são os anéis bem grandes e os tentáculos que parecem de polvo.

 

"A Lula do pacífico é chamada de POTA."

Qual é a Lula Brasileira?

A lulinha, nacional, é menor, a espessura da carne é fina, quando são servidas em porções normalmente vem com as "perninhas", os tentáculos que são saborosíssimos. 

 

Ela tem época, não dá o ano todo. Geralmente a época da lula vai de outubro a abril, mas principalmente de janeiro a março, época mais quente de verão. As lulas nacionais são de diferentes espécies, mas preponderantemente a Dorytheutis pleii, abundante de janeiro a março no litoral norte de SP e sul do RJ.Temos também a Dorytheutis sanpaulensis e a mini-lula, a Lolliguncula brevis. Todas as nacionais possuem o sabor parecido, com pequenas variações principalmente de tamanho. 


O sabor da nacional é mais marcante, fresco e sabor de frutos do mar mesmo! Provavelmente a sua lembrança de lula à dorê é da lula nacional!

 

Na hora de pedir a lula a dorê, pergunte:

Você trabalha com lula nacional ou importada?

Assim sua expectativa já vai estar alinhada com a sua experiência. 

Para saber mais sobre os frutos do mar veja abaixo a nossa coleção de frutos do mar do Brasil. 

Voltar para o blog
1 de 3